Módulos do Software de Gestão Cigam

Os benefícios de uma solução totalmente integrada se destacam como diferenciais competitivos para uma gestão mais eficiente e produtiva

Diagrama de Integração ERP - Cigam


As soluções de gestão Cigam garantem informações atualizadas e confiáveis em todas as áreas da
empresa, facilitando o acompanhamento de todos os processos, gerando maior agilidade e
segurança para a tomada de decisão.

Os benefícios de uma solução totalmente integrada se destacam como diferenciais competitivos para uma
gestão mais eficiente e produtiva. A solução de CRM melhora o relacionamento com o cliente,
visto que não se limita apenas às informações de vendas, mas a todo o contato feito com o cliente.
Ao permear todo o Sistema, permite uma gestão mais eficiente da carteira de clientes, gerando
melhoria na satisfação, garantindo informações com agilidade e precisão, como: histórico de vendas,
crédito, acompanhamento dos pedidos, entregas, garantias, serviços, contratos, reclamações, margens e informações diretas do BI.

A solução Mobile avisa ativamente no celular as aprovações pendentes no ERP e no CRM,
disponibilizando as informações necessárias para garantir agilidade nas decisões da empresa, como
aprovação de ordens de compra, liberação de pagamentos, aprovação de verbas e descontos, consulta de
fluxo de caixa, históricos de compras e acesso ao BI entre outras para apoio a tomada de decisão.

O BI utiliza as mesmas regras de negócio do ERP, eliminando potenciais divergência de dados,
problemas comuns em BI independentes. Permite acesso direto de todos módulos Cigam,
garantindo maior segurança aos gestores nos indicadores e na tomada de decisão.
As soluções CIGAM de ERP, CRM, RH, BPM, MOBILE e BI atuadas em conjunto, agilizam os
processos organizacionais, reduzem o tempo de implementação e a absorção do conhecimento,
melhorando toda a gestão, permitindo que sua empresa faça mais, mas fácil.

Conheça abaixo as áreas e módulos do CIGAM:



ÁREA DE FINANÇAS


Orçamento e Verbas



Gerencia e facilita a elaboração e acompanhamento do orçamento financeiro. Controla os limites de
verbas por setor (contas gerenciais). Disponibiliza através de consultas e relatórios comparativos
previstos x realizados uma visão ampla das movimentações financeiras da empresa.

Gestão Financeira



Gerencia o setor financeiro da empresa com visões em contas financeiras, contábeis e gerenciais. Permite
acompanhamento do histórico através da síntese financeira ou previsões com o fluxo financeiro de
longo prazo, além de automatizar as operações diárias e a tomada de decisões.

Dirf



O módulo tem como principal objetivo a geração do arquivo da DIRF a ser importado e validado
anualmente pelo software do governo, atendendo assim a demanda legal exigida de forma
transparente e simples.

Contratos



Gestão de contratos a receber e pagar, facilita o controle de receitas e despesas periódicas, simplificando
o fluxo financeiro e a gestão das contas a pagar e receber. Permite o controle de saldos vinculados,
gerando previsões de receitas e despesas no módulo Gestão Financeira, e a emissão automática das
Notas Fiscais no Módulo de Faturamento.

Gestão de Viagens



Proporciona agilidade e flexibilidade no gerenciamento das solicitações de viagens, com um controle
eficiente das despesas com as viagens, de acordo com a política e fluxos estabelecido na empresa.
Gerencia os lançamentos financeiros, a prestação de contas, a validação de verbas, histórico das
viagens e roteiros padrões de viagem.

Conciliação de Cartões



O módulo consiste no gerenciamento e controle das tarifas de cartão de crédito registradas no sistema,
pois avalia se os valores foram lançados corretamente e valida se a transação foi paga ou não pela
operadora de cartão de crédito ou débito. Este controle ocorre porque são confrontados os arquivos
recebidos das operadoras de cartões com as movimentações geradas pelo Cigam e pelos bancos
envolvidos, gerando resultados confiáveis ao gestor.

ÁREA DE CUSTOS


Custo Estrutural


Permite monitoramento das despesas e custos operacionais incorridos por períodos, bem como a análise
dos respectivos afastamentos entre os valores previstos e realizados, por mês, períodos, coleções, etc.

Estratégia de preços


Trata as variáveis inerentes ao cálculo do custo, físicas e monetárias, para a obtenção do custo total e do
preço de venda à vista e a prazo, para um produto ou serviço. A metodologia utilizada também é
direcionada para a análise de preços referenciais de mercado.

Gestão do Resultado



Reúne em uma única ferramenta, segurança, agilidade e informação gerencial de alto valor, sinalizando
ao tomador de decisões, permanentemente, nas ações do Planejamento Estratégico, principalmente,
em produtos, serviços e mercados. Monitorando os negócios on-line, disponibilizando todas as
informações inerentes à avaliação da rentabilidade dos produtos e serviços, tanto na condição de
pré-venda como pós-venda, por unidade de negócio ou a nível corporativo da organização.

Gestão do Custo Real


Possibilita contínuo monitoramento do processo de fabricação e identificação de custos. Dimensiona os
valores corretos de custos apropriados aos estoques de forma a proteger a empresa dos efeitos de
supervalorização e consequentes danos em vista de tributação excessiva.

Custo ABC


As informações proporcionadas pelo ABC permitem uma melhor visualização de resultados de diversos
objetos de custo (produtos/serviços, clientes/mercados/representantes/regiões e fornecedores),
sendo a base para a segmentação de clientes, entre outras decisões estratégicas. Também é a base
para a construção de um mapa econômico da organização, proporcionando o conhecimento de
quanto custam determinados atividades e processos, subsidiando as opções de maneiras diferentes
de atendimento a cada perfil de cliente, tornando as relações lucrativas.

ÁREA DE CONTROLADORIA


Escrita Fiscal


Tem como objetivo o atendimento de todas as obrigações legais já existentes de âmbito Estadual e
Federal. Controla os impostos, possibilitando a entrega de relatórios e/ou arquivos exigidos pelo
fisco. Atende as GIAS, guias de recolhimento, apurações, registros de entrada, registos de saídas,
EFD Fiscal (ICMS e IPI), EFD Contribuições (PIS/COFINS) e demais exigências legais dos
governos estaduais e federal. Além de centralizar as informações, garantindo um maior
gerenciamento, padronização e rápido acesso às informações e documentos.

Contabilidade


Atua como um instrumento de abrangência e flexibilidade na escrituração e gerenciamento das
informações contábeis das empresas. Oferece recursos múltiplos para maior produtividade dos
usuários, e eficiência na administração e gerenciamento contábil.

Controle Patrimonial


Ferramenta com grande abrangência e flexibilidade na administração e gerenciamento do patrimônio da
empresa. Agrega valor aos investimentos e potencializa os resultados dos ativos operacionais.

Gestão Fiscal Municipal


O módulo Gestão Fiscal Municipal tem como objetivo o atendimento de todas as obrigações municipais
já existentes. Controla os impostos e também possibilita a entrega de relatórios e/ou arquivos
exigidos pelo município. Atende a NFS-e e as GIAS Municipais, bem como as guias de
recolhimento, apurações, registros de serviços e demais exigências municipais. Além de centralizar
as informações, garantindo um maior gerenciamento, padronização e rápido acesso às informações e documentos.

Planejamento Orçamentário


Constrói cenários econômicos para a estruturação do Planejamento Orçamentário da organização.
Disponibiliza todos os indicadores para a análise econômico-financeira e de balanços. Permite gerar
indicadores físicos e financeiros.

Auditor Fiscal


Identifica inconformidades dos movimentos fiscais, a fim automatizar o processo de prestação de contas
para o Fisco. Realiza a normalização da base de dados de forma automática e informa o usuário em
caso de alguma inconformidade.

ÁREA COMERCIAL


Vendas /CRM


Acompanha o processo de vendas, do primeiro contato com o cliente até a efetivação do pedido,
gerenciando a agenda da equipe de vendas. Com recurso de CRM permite a conceituação e
manutenção do histórico de dados e contatos com cada cliente, garantindo um bom relacionamento.

Faturamento e Pedidos


Gerencia as vendas, validando datas de entrega, previsão financeira, limites de crédito, saldos por pedido
e cliente, garantindo o processo e a administração da carteira de vendas.

Comex Exportação - Comércio Exterior


Permite aos clientes o controle dos adiantamentos, dos pedidos de venda (Proforma Invoice #) gerando
previsões financeiras, das despesas com um determinado processo de exportação, dos embarques
com todas as nuances pertinentes ao mesmo (Commercial Invoice, Packing List). Controlando
prazos e entregas até a emissão da nota fiscal/fatura.

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO


Logística e Distribuição


Gera o conhecimento e o manifesto de transporte, automatiza o processo de expedição, carga,
emissão de etiquetas, separação dos produtos, rota de entrega. Gera o romaneio e as notas fiscais
automaticamente de acordo com o planejamento de entrega, otimizando toda logística da empresa.

ÁREA DE MANUFATURA


Engenharia


Organiza e detalha o processo produtivo bem como especifica suas etapas por área, processos, recursos,
matérias-primas, tempos, setup e regras, facilitando a roterização, o custeio, planejamento e
documentação do produto em cada etapa. A flexibilidade da engenharia, associada aos recursos do
módulo configurador de produto, simplifica a estrutura de produtos mais complexos e
características variáveis, permitindo produtos personalizados através de pré-definições na própria
engenharia, ou de pré-definições estipuladas no momento da venda do item.

Planejamento de Materiais/produção MRP


Planejamento da produção, análise de demandas de pedidos e parâmetros de reposição, gerando ordens de
compra e produção em função das regras e parâmetros universais do MRP, agiliza o processo de
analise de necessidade e liberação de ordens. Sua velocidade do planejamento simplifica e
automatiza o processo produtivo, eliminando falhas e atrasos no processo produtivo, integrando os
departamentos de produção compras e suprimentos.

PCP - Controle de Produção


Gerencia a emissão de ordens e controla as etapas de produção, permitindo o acompanhamento da
produção prevista x realizada. Controla as ordens e talões ou cartões de produção, automatizando
com código de barras, fazendo ainda a alocação dos recursos necessários, permitindo gerenciar e
rastreabilidade da produção e a produtividade, evitando atrasos de produção ou entrega.

PCP - Carga Máquina


Aloca recursos individuais e com vínculos a outro recurso. (Recursos vinculados e dependentes).
Paralelismo e/ou Seqüenciamento de recursos configurável por engenharia.

PCP - MPS - Plano Mestre de Produção


Processa a análise do plano agregado (plano de vendas) em conjunto com as demandas dos pedidos e
parâmetros de planejamento de materiais, gerando um plano mestre de produção com uma visão de
demanda presente e futura.

ÁREA DE SERVIÇOS


Gestão de Serviços


Gerencia os serviços internos ou externos de manutenção de produtos industrializados ou revendidos,
alocando os serviços por equipe. Auxilia no gerenciamento dos acordos de nível de serviços (SLA)
e na medição da execução dos fluxos de trabalho, bem como gerencia o planejamento, distribuição
e acompanhamento das atividades, orçamento, execução e faturamento, promovendo uma efetiva
redução de custos.

Gestão de Projetos


Faz o gerenciamento de projetos internos e externos de produtos ou serviços, apoiando no planejamento,
execução e encerramento do mesmo. Facilita o gerenciamento da alocação das equipes, visto que
planeja, distribui e acompanha o andamento das atividades, orçamentos, despesas e receitas,
promovendo uma efetiva redução de custos e permitindo ao gestor uma análise de viabilidade e
continuidade do projeto. Permite a criação dos ‘escritórios de projetos’, onde é possível identificar
o ‘gerente do Escritório’ e os técnicos que fazem parte dele, gerenciando um grupo de
colaboradores que possuem habilidades necessárias para execução de determinadas atividades,
controlando gastos de modo mais eficiente.

Manutenção Industrial


Gerencia os serviços internos ou externos de manutenção industrial, alocando os serviços por equipe,
organizando as manutenções programadas, planejadas (preventivas e preditivas) e corretivas.
Facilita o planejamento, distribuição e acompanhamento das atividades, bem como o
gerenciamento de garantias dos produtos. Gerencia o consumo de materiais e permite identificação
dos recursos necessários para execução das atividades.

Gestão de Serviços Internet RIA



Permite acompanhamento via Internet de todos os serviços, devendo operar em conjunto com o
módulo de gestão de serviços, permitindo assim, acompanhamento de atividades, situações e
pendências por técnico ou equipe além de estatísticas de ordens e atividades por técnico, cliente,
produto, entre outras. Facilita o acompanhamento de serviços para redes de suporte ou manutenção,
agilizando o atendimento. Permite o gerenciamento centralizado da qualidade dos serviços
remotamente das unidades envolvidas como filial ou terceiros, ou do próprio cliente.

BPM


Workflow


Otimiza os fluxos de trabalho, agilizando e melhorando os processos internos da empresa. Permite o
cadastro de todas as atividades, separadas por papéis e funções, fornecendo a capacidade de
desenvolver, gerenciar e monitorar todos os seus processos de negócios, ajudando a eliminar
sobrecargas de trabalhos impressos, além de monitorar totalmente a execução das atividades,
controlando e evitando eventos pendentes.

Gestão de Projetos


Faz o gerenciamento de projetos internos e externos de produtos ou serviços, apoiando no planejamento,
execução e encerramento do mesmo. Facilita o gerenciamento da alocação das equipes, visto que
planeja, distribui e acompanha o andamento das atividades, orçamentos, despesas e receitas,
promovendo uma efetiva redução de custos e permitindo ao gestor uma análise de viabilidade e
continuidade do projeto. Permite a criação dos ‘escritórios de projetos’, onde é possível identificar
o ‘gerente do Escritório’ e os técnicos que fazem parte dele, gerenciando um grupo de
colaboradores que possuem habilidades necessárias para execução de determinadas atividades,
controlando gastos de modo mais eficiente.

Protocolo


Tem por objetivo o gerenciamento de correspondências e documentos recebidos e expedidos, externos e
internos. É possível de forma ágil e fácil registrar as entradas, controlar a tramitação e
arquivamento dos documentos e correspondências protocoladas.

ÁREA DE SUPRIMENTOS


Gestão de Materiais


Gerencia o estoque físico e financeiro da empresa de forma dinâmica e otimizada, desde a matéria prima
até o produto pronto. O controle e a classificação do estoque podem ser totalmente parametrizados
de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

Configurador de Produto


Gerencia e simplifica o cadastro dos produtos configuráveis, facilita o processo de venda e validação das
variáveis de produtos com diversas características. Com o cadastramento de apenas um código é
possível gerenciar e cadastrar as ‘N"" variações de um mesmo produto.

Suprimentos e Compras


Gerencia as solicitações, cotações, ordens de compras e notas de entradas de forma prática e otimizada,
evitando retrabalhos no processo. Permite ao comprador um acesso ágil das informações gerenciais,
que necessita para o bom planejamento de compras da empresa.

Recebimentos / Pré Nota


Gestão plena da nota fiscal de entrada antes mesmo da chegada física da mercadoria. Conferência das
informações constantes na nota fiscal do fornecedor com a Ordem de Compra. Dispensa a digitação
manual dos dados da nota de entrada, pois cria a Pre Nota através da importação do XML, bem
como cria a Nota de Entrada com base na Pre Nota.

Comex Importação - Comércio Exterior


O módulo de Comércio Exterior está projetado para atender empresas industriais e comerciais que atuam
com importação de mercadorias, sejam elas matérias primas ou produtos acabados. Atualmente
atende as demandas de importação contendo os diferentes tratamentos do processo sendo ele via
Zona Primária, como o Porto e também, via Zona Secundária, como os Portos Secos (EADI’s).

GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES


Gestão de Associações


A solução traz todo o poder de automatização, controle e gerenciamento, agregando soluções sob medida
para o segmento de sindicatos, associações, federações, fundações e outras de natureza similar,
tornando o dia a dia muito mais fácil, fornecendo agilidade aos processos operacionais e
informação qualificada para a tomada de decisão que resultará no melhor atendimento ao associado.

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO


Agronegócio

Gerencia o controle sobre os contratos de aquisição de matérias-primas florestais, grãos, saldos (físicos e
financeiros) e entradas por notas fiscais. Emissão de toda a documentação legal e fiscal relativo à
compra de matéria-prima florestal que possui controle por parte do governo estadual.

GESTÃO DE POSTOS


Postos


Automação de postos de Combustível Atende a diversas configurações de postos de serviços, gerenciando
lojas de conveniência, pistas e centros de lubrificação de forma unificada ou separadamente.
Também gera informações sobre toda a rede de distribuição, de forma centralizada. Permite a
atualização da base de dados da rede, unificando cadastros e padronizando formatos de operação, a
fim de facilitar o controle e administração do negócio.

Sincronismo Postos dados Off-Line



Permite a sincronização das informações para postos que trabalham com o sistema off line.

VAREJO


Gestão de Lojas - ECF/DAV/TEF


Gerencia a loja, planeja cada unidade comercial respeitando suas características locais, objetivando a
fidelização do cliente com atendimento rápido e objetivo. Planejamento do Mix de produtos da loja,
clientes, promoções e crediário com segurança no fechamento financeiro. Movimentação de
estoque e sincronismo entre lojas.

BI


BI - Indicadores


Disponibiliza e organiza os dados de forma a facilitar a análise e o monitoramento das informações da
empresa, permitindo ao gestor acessar o sistema a qualquer hora e lugar por meio de tablets ou
smartphones. Além disso, os dados e informações passam a ser atualizados online e
disponibilizados em tempo real, facilitando a tomada de decisão e transformando o ERP CIGAM
num ambiente dinâmico de extração e compartilhamento de informações.

MOBILE


Automação da Força de Vendas Mobile


Agiliza a emissão de pedidos de venda, facilitando as operações de emissão e consulta dos pedidos;
devoluções, descontos, saldos, e comissionamento. As transmissões de pedidos podem ser
efetuadas via modem (linha convencional ou celular), sendo estes sincronizados com o sistema
corporativo e retornando ao palm todas as mudanças de pedidos, preços, produtos e clientes e
créditos; Elimina os erros de digitação ou interpretação dos pedidos de fax, permitindo ganho de
eficiência, redução de custos com papel, telefone, retrabalho e ganhos com precisão, logística e
produtividade.

CIGAM Mobile - Financeiro, Vendas e Compras


Permite ao gestor fazer autorização de pagamentos e o acompanhamento do fluxo de caixa. No
faturamento, permite a liberação de descontos nos pedidos que estão fora dos limites configurados e
no setor de contras, permite a autorização das solicitações de ordens de compras geradas pelas equipes.

CIGAM Mobile - Orçamento e Verbas


Consulta os documentos que foram bloqueados por ultrapassarem os limites de verbas planejadas, e se
necessário, libera a verba efetuando uma suplementação.

INTEGRAÇÃO


Integrador


O Integrador é a solução para que o CIGAM possa integrar-se com aplicativos de terceiros de maneira
automática. Disponibiliza os dados gerados no CIGAM para que aplicativos de terceiros possam ter
acesso e usar essas informações conforme sua necessidade. Também será fornecida uma camada
para que esses aplicativos de terceiros possam enviar dados para o processamento pelo CIGAM.

ÁREA DE RH


Folha de Pagamento


O módulo Folha de Pagamento é a melhor solução para a gestão e a execução das atividades de pagadoria
na área de recursos humanos, sendo a ferramenta tecnológica adequada para executar e gerenciar
todas as rotinas de departamento pessoal (admissão, afastamentos, cálculo de folhas de pagamento,
férias, rescisões, entre outros).

Frequência / ponto


O controle da frequência dos colaboradores é essencial para a gestão eficiente dos Recursos Humanos de
uma empresa. O módulo Frequência atende todas as normas da legislação vigente incluindo a
Portaria 1.510. Possui parametrização total entre o cálculo de apuração de ponto e a integração com
a folha de pagamento, permitindo execução e gerenciamento dos processos com agilidade e eficiência.

Gestão de Benefícios


Atualmente, quando se trata de Gestão de Pessoas, os benefícios passaram a ocupar uma importante
posição como instrumento de atração e retenção de talentos para as organizações. O módulo
Benefícios possibilita o controle total de todos os benefícios, os convênios e os serviços
disponibilizados aos colaboradores da empresa, tais como: planos de saúde, vale-transporte e vale-alimentação.

E-social


Prevê o atendimento da legislação referente ao e-Social, que é um projeto do governo federal que vai
unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Este, então,
integra o sistema público de escrituração digital - SPED (decreto nº 6.022/2007).

Recrutamento e Seleção


O módulo Recrutamento e Seleção auxilia a empresa a superar estas dificuldades. Por ser totalmente
integrado aos demais módulos, permite o gerenciamento dos processos de recrutamento e seleção
desde o cadastramento do currículo do candidato, que pode ser feito via Web, até a sua devida
contratação. A abertura de vagas pode ser feita através da visualização do quadro de lotação.

Avaliação e Desempenho


O módulo Avaliação de Desempenho permite à alta direção acompanhar a gestão do capital humano
dentro da sua organização, proporcionando à empresa o reconhecimento das pessoas que realmente
se destacam.

Treinamento e Desenvolvimento


O aperfeiçoamento contínuo e planejado dos colaboradores é uma das formas de se alcançar vantagens
competitivas sobre os concorrentes. O módulo Treinamento e Desenvolvimento possibilita o
controle total das rotinas de planejamento, execução e avaliação dos treinamentos dos funcionários.

Gestão de Salários


O salário dos colaboradores é um assunto delicado e deve ser tratado de forma planificada. O módulo
Gestão de Cargos e Salários permite um gerenciamento planejado da remuneração dos funcionários
e a orçamentação de pessoal, atende às metodologias de cargos e salários e de remuneração por
competências, possibilitando a criação do plano de carreira dos colaboradores.

Saúde Ocupacional


O módulo Saúde Ocupacional atende a todos os requisitos das Normas Regulamentadoras 07 e 09.
Permite controle total sobre os exames e históricos de prontuários médicos, odontológicos e
ambulatoriais, possibilitando a importação de resultados de exames e de serviços terceirizados.

Segurança do Trabalho


A segurança no ambiente de trabalho é uma necessidade. O módulo Segurança do Trabalho atende todos
os requisitos das Normas Regulamentadoras 06 e 09.

Jurídico Trabalhista


Uma empresa eficiente necessita ter o máximo de controle e agilidade na gestão de seus processos
judiciais.

Portal RH


O Portal RH é uma interface Web com múltiplas funcionalidades que atende às necessidades das
empresas de todos os portes. Possibilita a descentralização da gestão de recursos humanos,
proporcionando muito mais agilidade e segurança nos processos.

LUTO


Planos Assistenciais


Permite o controle da venda externa, criação de contratos e pós-venda de planos assistenciais. Possui
ferramentas para a gestão do relacionamento com o cliente, desde assistência familiar e benefícios
em vida até o momento do atendimento do plano, que pode acontecer em um Cemitério, Funerária
ou até mesmo em um crematório. Fácil acesso à utilização dos benefícios utilizados pelo titular e
beneficiários de um plano, possibilitando a apresentação de valor agregado ao cliente.

Gestão do Atendimento


Atendimento de clientes de planos assistenciais e particulares nos serviços de cerimonial, serviços
funerários, translado, aluguel e gerenciamento de capelas e salas de eventos realizado através de
calendário on line, possibilitando uma visão global do que está acontecendo no
empreendimento/complexo de capelas. Controle de estoque on line dos produtos consumidos nos
eventos.

Gestão de Cemitérios


Gestão, criação e controle de ocupação de unidades de sepultamento. Controle on line de históricos de
falecidos integrado ao módulo de atendimento. Possibilidade de uso de gavetas e múltiplas formas
de ocupação, controle de editais e ossário. Geração de serviços de pátio, colocação de adornos,
controle de estoque para cápsulas e demais materiais utilizados nos serviços agregando valor aos
atendimentos.